terça-feira, 25 de setembro de 2012

Crônicas Campeãs 1ª Fase Olimpíadas de Língua Portuguesa

2º Lugar

Curso: Eletrotécnia
Aluno: Cleiton Santos Lima

Vivo numa cidadezinha pacata no sertão nordestino, lugar de cabra macho e trabalhador. Aqui não tem violência porque não somos covardes, não reparamos a vida dos outros e não temos ambição porque nossa riqueza é milho e feijão. Mas quando não chove não ficamos murmurando e nem chorando, apenas pedimos a Deus para que no próximo ano tenhamos um período fértil para que possamos tirar o nosso sustento.
Quando a chuva vem traz com ela a felicidade de muita gente, em toda bica, em todo bueiro se encontra a meninada com um sorriso estampado no rosto até parece que estão em um mundo encantado. O agricultor prepara sua enxada logo cedo e vai para a roça com a esperança de uma boa colheita, quando chega a época da colheita com milho e feijão em abundância, vem as comemorações do são joão, que é festejado com quadrilhas, muitas comidas tipicas e forró até o amanhecer.
A criança nordestina tem saúde e alegria, brinca no campinho todos os dias com o sonho de um dia ser um Ronaldinho ou um Pelé, e quem sabe nesse mundo atrapalhado o que se pode acontecer? As mães aconselham a seus filhos que só basta querer estudar que todos os sonhos podem alcançar, assim as crianças aumentam cada dia sua esperança de realizar seu sonho.
Quando chega a semana do município as moças e rapazes se alegram, as meninas passam horas se produzindo para chamar a atenção dos meninos, eles se tornam “machos” e atraentes para as meninas. Vem muita gente deferente, o povo fica alegre e contente parece até que estou numa outra cidade conhecendo e vivendo cada momento, e assim é a vida da nossa gente onde tem nordestino valente, contente, alegre e satisfeito com pouco recurso mas com muita felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário